Abordagem Interdisciplinar
O trabalho da Equipa Interdisciplinar justifica-se pela observação da necessidade de trabalhar em conjunto para melhorar de forma prática, as dificuldades motoras, de linguagem, comportamentos sociais, e cognitivos; que influem no desenvolvimento global da criança. Desta forma corre a unificação das metas, onde todos os profissionais envolvidos colaboram entre si, integrando os seus conhecimentos na procura da eficácia no tratamento.
A abordagem interdisciplinar tem em conta a complexidade das necessidades da criança e da família e elabora-se com base nas capacidades singulares de cada especialidade profissional. (Woodruff y Hanson, 1987).
A Equipa Interdisciplinar pode ser formada pelos Profissionais de saúde Psicólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala e os profissionais da educação.
O trabalho da Equipa Interdisciplinar justifica-se pela observação da necessidade de trabalhar em conjunto para melhorar de forma prática, as dificuldades motoras, de linguagem, comportamentos sociais, e cognitivos; que influem no desenvolvimento global da criança. Desta forma corre a unificação das metas, onde todos os profissionais envolvidos colaboram entre si, integrando os seus conhecimentos na procura da eficácia no tratamento.
A abordagem interdisciplinar tem em conta a complexidade das necessidades da criança e da família e elabora-se com base nas capacidades singulares de cada especialidade profissional. (Woodruff y Hanson, 1987).
A Equipa Interdisciplinar pode ser formada pelos Profissionais de saúde Psicólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala e os profissionais da educação.
Psicólogos
O psicólogo estuda comportamentos mentais do homem e procede à sua investigação utilizando técnicas específicas no sentido de os ajudar a desenvolverem-se e a obterem a sua satisfação pessoal. As funções dos psicólogos variam consoante o seu campo de intervenção, sendo que os psicólogos clínicos efectuam diagnósticos de problemas emocionais ou perturbações de personalidade e com base na avaliação do estado psicológico do indivíduo, aconselham a realização de terapias individuais ou de grupo.
Os profissionais que desenvolvem a sua actividade no campo da orientação escolar e profissional procuram apoiar os alunos nas suas escolhas/saídas profissionais. Aqueles que trabalham em psicologia da educação actuam em vários domínios do sistema educativo e principais intervenientes desta área: escola, família, autarquias, instituições de apoio.
Particularmente nestes casos, quando são detectados alguns problemas a função dos psicólogos é muito importante, particularmente ao nível da prevenção, podendo ajudar por exemplo as crianças a readaptarem-se à escola ao tomarem conhecimento de alguns distúrbios de conduta.
Em todas as suas intervenções os psicólogos têm um procedimento comum, uma vez que a partir de um diagnóstico da situação ou problema apresentado, elaboram um plano de intervenção e posteriormente procedem à avaliação de resultados.
Fisioterapia
Com o objectivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida, concebe programas, seleccionando, planificando e utilizando técnicas, modalidades educativas e terapêuticas específicas baseadas no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, escolhidas a partir da análise e avaliação do movimento e da postura.
Terapia Ocupacional
Terapia da Fala
Os Profissionais que atendem nesta área da saúde actuam na prevenção, orientação e tratamento da comunicação oral e escrita, voz, audição e funções da mastigação, deglutição e respiração.
APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão de pessoa com Deficiência)
Educadores
A intervenção profissional de um educador de infância passa por diferentes fases. Antes de mais cabe-lhe observar cada criança /grupo para conhecer as suas capacidades, interesses e dificuldades, recolher as informações sobre o contexto familiar e o meio em que as crianças vivem para compreender melhor as suas características. Em seguida, o educador deve proceder ao planeamento do processo educativo de acordo com as informações recolhidas junto do grupo e concretizá-lo na prática.
Depois de cumpridas estas etapas (observação, planeamento e acção) o profissional de educação deve estar apto a avaliar todo o processo decorrido, incluindo todos os efeitos, adequando o processo educativo às necessidades das crianças e do grupo. Faz igualmente parte das suas funções trocar opiniões com os pais e comunicar-lhes todos os aspectos do desenvolvimento dos filhos. Por último, o educador deve proporcionar as condições necessárias para que cada criança tenha uma aprendizagem com sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário