Tipos de Perturbações do Espectro Autista





Autismo Clássico ou de Kanner

• Incapacidade em estabelecer relações sociais;
• Falha no uso da linguagem para comunicar;
• Desejo obsessivo de manter tudo igual;
• Fascinação por objectos específicos;
• Boas potencialidades cognitivas;
• Estas características aparecem antes dos 30meses (Trevarthen, C., Aitken, K., Papoudi, D., Robarts, J., 1996).

Perturbação de Asperger

• Trapalhões;
• Facilidade na expressão verbal;
• Interesse nas actividades interpessoais (por vezes obsessivas);
• Dificuldade em estabelecer diálogo corrente;
• Não apresentam dificuldades cognitivas;
• Poucas ligações emocionais
• Usam os outros com intuito instrumental
• Abordam os outros de forma inadequada e excêntrica
• Estilo de conversação egocêntrico
• Falam incessantemente sobre um assunto, apesar do outro não estar interessado em ouvir
• Postura estranha
• Atrasos e dificuldades na coordenação motora
• Dificuldades na propriocepção


Perturbação de Rett

• Desenvolvimento normal inicialmente
• Posteriormente perdem linguagem e o uso com significado das mãos:
• – Pode surgir só aos 18 meses
• Maioria dos casos com mutação do gene MECP2
Sinais característicos:
• Desaceleração do crescimento da cabeça
• Movimentos estereotipados das mãos
• Demência
• Atraso mental profundo
• Pouco interesse em manipular objectos
• Convulsões na 1ª infância
• Hiperventilação
• Movimentos coreatetoides e distonia

Perturbação desintegrativa da infância

• Extremamente rara
• Geralmente associada a causa orgânica
• Desenvolvimento normal durante pelo menos 2 anos
• Regressão em pelo menos 2 das seguintes áreas:
– Linguagem expressiva e receptora
– Comportamento social ou adaptativo
– Controlo do intestino ou bexiga
– Capacidade de brincar
– Capacidades motoras

Perturbações pervasivas do desenvolvimento NCOP

• Preenchimento de alguns (mas não todos) os critérios da DSM‐IV para autismo clássico:
– Idade tardia de apresentação
– Sintomas atípicos
– Sintomas subliminares
- Atraso Mental
- Dificuldades na reciprocidade social
- Atraso na linguagem



Bibliografia:
• American psychiatric association. (2002). DSM-IV-TR Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. 4ªedição, Climepsi Editores. Lisboa.
• Koupernick, C., Lebovici, S., Widlocher, D. (1978). Psicoses Infantis (1ªed.), Vega Universidade, Lisboa.
• Trevarthen, C., Aitken, K., Papoudi, D., Robarts, J. (1996). Children with Autism: diagnosis and interventions to meet their needs, Jessica Kingsley Publishers, Londres.
• AOTA Press (2004), Autism: a comprehensive occupational therapy approach (2ºed.). Heather Miller- Kuhaneck MS,OTR/L,BCP Editor, Montgmory Lane.
• Volkmar, F., Paul, R., Klin, A., Cohen, D., Handbook of Autism and Pervasive Developmental Disorders: diagnosis, development, neurobiology and behaviour (3ªed.), John Willey & Sons, Inc.: New Jersey, 2005

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