Signos Tangíveis
(Stephen von Tetzchner, Martinsen, H., 2000)

Algumas crianças podem beneficiar em ver e tocar a forma do signo. Além, dos sistemas de signos tangíveis existentes, também se pode utilizar objectos (que simbolizam acontecimentos) ou modelos de objectos como signos tangíveis. Podem ainda ter texturas diferentes. O sistema de comunicação tangível mais antigo e extenso foi criado por Premack (1971). As fichas Premack constituem um sistema de ensino para o ensino de pessoas com deficiência mental ou autismo. As fichas são feitas de plástico ou de madeira e distinguem-se entre elas pelas suas formas. O que distingue estes signos dos outros é o facto de poderem ser manuseados e movimentados. As fichas são marcadas com códigos de cores que indicam a localização da palavra na frase. Assim, os artigos estão marcados a vermelho, os verbos a azul, os substantivos a cor-de-laranja, etc. Além de aprenderem a usar fichas, os utilizadores aprendem também uma sintaxe simplificada, na qual os diferentes tipos de frases são construídos com diferentes sequências de cores.



Selecção do Sistema de Signos
(Stephen von Tetzchner, Martinsen, H., 2000)
A escolha da melhor forma de comunicação para uma pessoa que necessita de um sistema alternativo deve basear-se nas características motoras e perceptivas do indivíduo; deve determinar-se, também, se a pessoa necessita, inicialmente, de uma forma de comunicação com ou sem ajuda. A escolha poderá ser feita entre um sistema de signos gestuais, gráficos ou tangíveis, ou poder-se-á decidir sobre a utilização de um sistema misto. Neste caso é necessário escolher qual o sistema base.
É muito importante que o maior número de pessoas uso o mesmo sistema, de modo a que educadores e outros profissionais possam prosseguir sem dificuldade o trabalho com crianças e jovens de outras escolas ou instituições. Em Portugal, deve usar-se preferencialmente a língua gestual portuguesa, assim como sistemas gráficos PCS e PIC.
Quando se escolhe entre signos gestuais ou gráficos, é necessário ter em consideração as capacidades perceptivas do indivíduo. A capacidade para usar os braços e as mãos são também factores importantes para a escolha de forma de comunicação mais adequada. Uma diferença importante entre os signos gestuais e os signos gráficos é o facto de os signos gráficos serem seleccionados enquanto os signos gestuais têm de ser produzidos.

Sem comentários: