Signos Gráficos
(Stephen von Tetzchner, Martinsen, H., 2000)


Os sistemas de signos graficos estao frequentemente ligados ao uso de tecnologias de apoio para a comunicaçao que compreendem desde as tabelas simples de apontar até aos equipamentos baseados em suportes informáticos.
Alguns signos gráficos são organizados em categorias sintácticas (Bliss e PCS) e outros em categorias semânticas (PIC).
Os signos Bliss são uma forma de signos logográficos ou ideográficos, isto é, são signos gráficos que não se baseiam na combinação de letras. O sistema Bliss é formado por 100 signos básicos que se podem combinar para formar palavras novas e para as quais não existem signos básicos. A utilização de um signo ou de uma combinação determinada difere um pouco de país para país, do mesmo modo que uma palavra numa língua falada, quando traduzida, não corresponde totalmente ao seu significado noutra língua.
Os signos Bliss que fazem parte de uma comunicação de signos podem considerar-se como elementos semânticos. A combinação adquire o seu significado a partir do conteúdo de cada um dos signos, que se compõem por analogia. Por exemplo, ELEFANTE compõe-se dos signos de ANIMAL + NARIZ + COMPRIDO. Para além dos signos que correspondem a palavras completas, há também um número de indicadores e classificadores nos signos Bliss que constituem funções gramaticais ou classes de palavras, como PASSADO, PLURAL, ACÇÃO, ANTÓNIMO, etc. As pessoas com bom desempenho intelectual, mas com dificuldades na fala e problemas de leitura, são as que podem beneficiar mais dos signos Bliss.



O sistema PCS é composto por símbolos pictográficos, ou seja, relacionados ao desenho das figuras que representam, sendo por isso mais apropriado em casos em que é esperado um nível simples de linguagem expressiva, vocabulário limitado e estruturas de frases curtas. Pode ser usado juntamente com fotos, figuras de revistas e desenhos próprios.






O sistema PIC é formado por um conjunto de sinais gráficos que consistem em desenhos estilizados em branco sobre fundo negro. Os desenhos têm uma proximidade com os sinais gráficos habituais do ambiente comunitário como, por exemplo, restaurantes. Existem apenas 400signos PIC na versão portuguesa (1989).




O PECS (Picture Exchange Communication System) foi desenvolvido há mais de 20 anos, para crianças e adultos com autismo ou outro tipo de dificuldade na comunicação.
Fases:
I. Ensinar o indivíduo a iniciar a comunicação, a partir da troca de uma figura por outro item desejado.
II. Ensinar o indivíduo a ser persistente: procurar pelas figuras, e ir ter com alguém para fazer uma pergunta/pedido.
III. Ensinar a discriminar figuras, e a seleccionar a figura que representa aquilo que ele pretende.
IV. Ensinar o indivíduo a criar a estrutura da frase, usando o esquema: “ Eu quero____”
V. Ensinar o indivíduo a responder à pergunta: “O que queres?”VI. Ensinar o indivíduo a comentar, espontaneamente ou como resposta a pergunta, sobre as coisas do ambiente/contexto.






O sistema Rebus é composto por 818 rébus ou logogrifos diferentes podendo ser simples ou complexo. O sistema simples faz uso de um pictograma para representar uma palavra ou parte dela, enquanto o sistema complexo combina pictogramas com letras, números, notas musicais, etc.

Os Lexigramas consistem num conjunto de nove elementos que se podem combinar para dar lugar a diferentes configurações, às quais se atribui interpretação. O objectivo é que os símbolos não sejam pictográficos. Como não existem significados estabelecidos, a glosa dos signos é atribuída segundo as necessidades comunicativas de cada pessoa e do seu contexto.


O Sigsym baseia-se tanto na semelhança iconográfica com o referente como na língua gestual. Há três tipos de signos: pictográficos, ideográficos e representações gráficas dos signos gestuais. É a utilização destes últimos, criados com base nas configurações dos signos gestuais, que constitui a característica original e distinta deste sistema em relação aos outros sistemas gráficos. O Sigsym é particularmente útil para as pessoas que usam signos gráficos e signos gestuais e, também, como uma possível linguagem escrita para pessoas que aprendem os signos gestuais.

Sem comentários: