Signos Gestuais



(Stephen von Tetzchner, Martinsen, H., 2000)
São considerados dois tipos principais de sistemas de signos gestuais. Existem as línguas gestuais utilizadas pelos surdos, que em geral recebem o nome do país correspondente, como, por exemplo, “Língua Gestual Portuguesa”, etc. As línguas gestuais têm a sua própria estrutura, com gramática e sintaxe diferentes das línguas faladas. As línguas gestuais dos diversos países são diferentes da mesma forma que as línguas faladas. A articulação manual dos signos é diferente e a gramática e a sintaxe também são diferentes.
Existem sistemas gestuais construídos de maneira a seguir a estrutura da língua oral. Têm a mesma gramática e sintaxe da língua falada. Estes sistemas gestuais – português gestualizado, etc. – são sistemas pedagógicos, para representar por gestos a língua falada. Muitos dos signos destes sistemas provêm da língua gestual do próprio país, enquanto a gramática e a sintaxe correspondem à língua oral do país.
No ensino de indivíduos que ouvem, mas com dificuldades no domínio da comunicação, é frequente usar estes sistemas gestuais que seguem a estrutura da linguagem oral. A fala é utilizada em conjunto com os signos.

Existe outro tipo de signos gestuais: Makaton.
Makaton provém da linguagem gestual australiana (AUSLAN). Os Sinais usados são conceitos/ideias seleccionados de acordo com o que é mais apropriado para as necessidades da criança com défices de comunicação. O makaton usa um discurso gramatical normal com sinais de palavras-chave. Utiliza também figuras e expressões faciais.Utilizar o Makaton com crianças com autismo pode ajuda-las na comunicação. O makaton proporciona pistas visuais, que a criança pode aprender a associar às instruções. Isto é essencial nas crianças com autismo, pois estas possuem boas capacidades de memória visual. É importante que a família, professores e amigos aprendam a utilizar o Makaton, pois as crianças aprendem através de modelagem e experiência em diferentes contextos.


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