Musicoterapia


A Musicoterapia utiliza a música como meio de satisfação das necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de indivíduos de todas as idades. Esta técnica melhora a qualidade de vida de indivíduos que estão bem de saúde, bem como de crianças e adultos com deficiências e/ou doenças.
Tem como principais objectivos:

· Promover o bem-estar;
· Gerir o stress;
· Aliviar a dor;
· Expressar sentimentos;
· Melhorar a capacidade de memória e consequentemente a de aprendizagem;
· Aquisição de técnicas de comunicação;
· Promover a coordenação;
· Promover a reabilitação física;
· Promover comportamentos sociais.

Usando actividades estruturadas que incluem o cantar, ouvir, tocar instrumentos e exercícios de imaginação, podemos alcançar os objectivos terapêuticos acima referidos.

As crianças com diagnóstico de Perturbações do Espectro Autista (PEA) podem apresentar deficiências qualitativas na interação social e comunicação e, muitas vezes manifestam restritos padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e actividades.
A Musicoterapia pode ser eficaz na reabilitação de crianças com PEA:

· A música é considerada uma "linguagem universal", que estabelece laços entre as crianças e/ou entre a criança e o seu meio ambiente, facilitando as relações, a aprendizagem, auto-expressão e comunicação;

· A música capta e ajuda a manter a atenção. É muito motivadora e envolvente e pode ser usada como um reforço natural para obter as respostas desejadas;

· A Musicoterapia pode estimular as crianças a reduzir as respostas negativas e/ou de auto-estimulação; e aumentar a participação adequada e socialmente aceitável;

· A Musicoterapia pode permite a participação e expressão de crianças que não possuem comunicação verbal;

· A Musicoterapia permite que crianças com PEA tenham a oportunidade de desenvolver e identificar uma adequada expressão das suas emoções;

· Porque a música é processada nos dois hemisférios do cérebro, a música pode estimular o funcionamento cognitivo e pode ser utilizado para a reabilitação de algumas capacidades de discurso/linguagem;

· A música fornece estimulação multi-sensorial (auditiva, visual e táctil). A componente rítmica da música é óptima para organizar sistemas sensoriais das crianças diagnosticadas com PEA. Como resultado, o processamento auditivo, sensório-motor, perceptivo e as habilidades motoras finas podem ser melhorados através deste tipo de terapia;

· Elementos e estruturas musicais proporcionam uma sensação de segurança e familiaridade na musicoterapia, incentivando as crianças a explorar novas tarefas dentro deste quadro previsível, mas maleável;

· Muitas crianças diagnosticadas com PEA têm talento musical inato. Deste modo, a musicoterapia proporciona uma oportunidade para experiências bem sucedidas. A ênfase é colocada nos pontos fortes, que por sua vez podem ser utilizados para tratar cada criança de acordo com as suas necessidades.

As famílias das crianças com PEA podem colher muitos benefícios a partir da musicoterapia:

· A musicoterapia pode melhorar a qualidade de vida para toda a família. Se o comportamento da criança é melhorado, pode haver menos stress ou tensão sobre os outros membros da família. Além disso, com um aumento de competências, a criança pode se tornar mais independente e consciente e mais capaz de interagir e comunicar com os outros.

· A musicoterapia pode proporcionar novas oportunidades de interacção, socialização e construção de relações positivas entre os membros da família. Novas opções de lazer podem ser exploradas.

· A Musicoterapia pode ajudar a promover a generalização e/ou transferência de competências adquiridas nas sessões para o ambiente familiar.

· A participação em musicoterapia permite aos membros da família ver a sua criança num "mundo diferente", para testemunhar a força e aptidão desta, ou mesmo ver e/ou ouvir novas respostas da criança que não observavam noutros locais.

A Musicoterapia pode fornecer uma esperança para o futuro e a crença na capacidade da criança com PEA. O aumento da auto-estima, da capacidade de comunicação e interacção é evidente.

Bibliografia:
. http://www.shalva.org/index.aspx visitado em 6 de Janeiro de 2009 às 20:03

. http://www.musictherapy.org/ visitado no dia 7 de Janeiro de 2009 pelas 15:34

. Shore, SM & Rastelli LG. Understanding Autism for Dummies. USA: Wiley Publishing, Inc.

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