Intervenção: Modelo de Neurodesenvolvimento




O Modelo de Neurodesenvolvimento tem por base teórica as neurociências baseando-se em princípios neurofisiológicos e nos princípios do desenvolvimento, visando a normalização e integração dos processos biológicos. Pode ser utilizado em crianças que apresentem problemas ao nível do Sistema Nervoso Central (SNC). Assim, o Modelo de Neurodesenvolvimento permite organizar o funcionamento do SNC, tendo como objectivo facilitar a mudança na organização sensório-motora do sistema nervoso e promover um comportamento motor voluntário adequado, a partir da utilização do input sensorial centrado na sequência do desenvolvimento, utilizando princípios de aprendizagem motora.
Uma das abordagens deste modelo utilizada em crianças que tenham um diagnóstico de PEA, é a Estimulação Sensorial. Esta abordagem consiste no controlo de estímulos sensoriais, através de respostas adaptativas que produzam determinados comportamentos motores. Estes comportamentos motores devem facilitar a interacção efectiva com o ambiente, sobretudo em resposta ao estímulo. Uma das técnicas utilizadas nesta abordagem é a Técnica de Snoezelen.
A Técnica de Snoezelen baseia-se numa sala de estímulos multi-sensoriais. Combina técnicas de relaxamento com exercícios casuais. Numa única sala são estimuladas todos os sentidos da criança, incentivando-a a explorar o seu meio ambiente através da experiência sensorial (luz, sons, estímulos tácteis, cheiros e sabores). Aqui a criança pode relaxar, interagir com outros, experimentar sensações e objectos, no seu ritmo e consoante a sua vontade e curiosidade. O design especial fornece uma sensação de segurança, induz calma e proporciona concentração para diferentes terapias.

A sala de Snoezelen pode possuir:

- luzes Psicadélicas;
- música;
- bola de Espelhos;
- lâmpada aromática;
- colchão de Água;
- almofadas;
- colunas Borbulhantes;
- piscina de bolas;
- mural Táctil;
- puffs;
- coluna de Ar;
- espelho convexo;
- e muito mais.

É criado aqui um ambiente que transmite um sentimento agradável de processos de auto-regulação. A sala é utilizada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. (Bobath, 1950).



No Link seguinte pode ver um vídeo que mostra os vários instrumentos de estimulação multi-sensorial presentes numa sala de Snoezelen:
http://www.flaghouse.com/global4.html






Bibliografia:

http://www.flaghouse.com acedido em 31 de Dezembro de 2008 às 10:32

http://appc-viseu.org.pt/cao/actocupacionais/snoezelen acedido em 29 de Dezembro de 2008 às 20:01

http://www.shalva.org/index.aspx acedido em 30 de Dezembro de 2008 às 15:45

Nobre, M. (2004). Modelo de Neurodesenvolvimento (Bobath 1950). Acedido no dia 12 de Janeiro de 2009, em
http://ocupacional.no.sapo.pt/modelo_neurodesenvolvimento.htm

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