Interacção Social



· Incentivar a criança a interagir com os outros;



· Com o tempo, ajudar a criança a desenvolver habilidades com o objectivo da relação com o outro e interacção social, por exemplo treinando certas situações em casa ou na escola;



· Deve-se partir sempre de objectos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar a interacção social;



· Explicar as regras de uma situação social devendo referi-las se for necessário;

· Canalizar o comportamento para formas socialmente aceites. Por exemplo, se a criança gosta de bater palmas com força, incentiva-la a tocar um instrumento como a bateria;



· Ensinar o aluno acerca de como um bom amigo é, e de como se comporta, não apenas durante os períodos de brincadeira, mas também durante as aulas. Explicar-lhe que ser inteligente significa ter mais do que um amigo e que devem aceitar o facto de não poderem ser amigos de toda a gente;


Mudanças



· Preparar a criança para mudanças falando-lhe no assunto antecipadamente;


· Utilizar meios visuais, tais como cronogramas, para introduzir as mudanças;


· Fazer mudanças graduais;



Interesses


· Incentivar a criança a ampliar as suas áreas de interesse. Por exemplo, se a criança colecciona embalagens de chocolates, procurar interessá-la em localizar os países onde os chocolates são produzidos. Isto poderá levá-la a aprender mais acerca das pessoas e dos costumes de diferentes países;



· Ajudar a transformar interesses em hobbies, se possível. Por exemplo, se a criança gosta de rasgar papel, tentar ensiná-lo a dobrar papel ou a fazer um origami;



· Oferecer oportunidades para desenvolver interesses novos ou diferentes. Por exemplo, se um adolescente gosta de brincar na água, incentiva-lo a aprender a nadar;


· Apresentar objectos do interesse da criança;



Sem comentários: